CARLOS VIDAL
Email: vidalt@netcabo.pt | c.caseiro@belasartes.ulisboa.pt
Breve CV: Carlos Vidal é artista, crítico e professor na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. É doutorado em Belas-Artes/Pintura pela Universidade de Lisboa e Professor Agregado da mesma faculdade, sendo ainda membro da Academia Nacional de Belas-Artes.
Como artista plástico, participou em destacadas colectivas da década de 90 em Portugal e exterior e publicou vários livros sobre arte e teoria estética (destacando): Sombras Irredutíveis: Arte, Amor, Ciência e Política em Alain Badiou; Deus e Caravaggio, ambos Lisboa, Vendaval; Invisualidade da Pintura: Uma História de Giotto a Bruce Nauman (todos editados em Espanha: Madrid, Brumaria; a 3ª edição de Deus e Caravaggio saiu em inglês, God and Caravaggio, 2020).
Participou em livros colectivos, destacar-se-á trabalho para Over Here: International Perspectives on Art and Culture, New Museum of Contemporary Art de Nova Iorque (The MIT Press, 2004, 2ª edição em 2007) e prefácios para livros de Alain Badiou e Hal Foster.
Interesses de investigação: Arte politizada, arte política; arte e estética ou arte e inestética (segundo Alain Badiou, em defesa dos conceitos produzidos na/pela arte); política; música (de Bach à atualidade, sobretudo interesse pelo “caso Wagner”); barroco italiano e espanhol, sobretudo pelo espanhol (o barroco em Sevilha, todas as dimensões do Siglo de Oro: do misticismo à pintura – investigação e obra publicada em Espanha sobre Murillo e Velázquez); teorias da vanguarda; arte contemporânea, arte atual (crítico de arte do “Público” desde o número “0” e no primeiro ano do periódico).
Publicações mais recentes:
Vidal, Carlos; A Representação da Vanguarda: Contradições Dinâmicas na Arte Contemporânea [prefácio Eduardo Prado Coelho], Oeiras, Celta, 2002. [Livro do autor]
Vidal, Carlos; Deus e Caravaggio: A Negação do Claro-Escuro e a Invenção dos Corpos Compactos, Lisboa, Vendaval, 2011. [Livro do autor]
Vidal, Carlos; Invisualidade da Pintura: Uma História de Giotto a Bruce Nauman, Lisboa, Fenda, 2015. [Livro do autor: Esgotado]
Vidal, Carlos; Dios y Caravaggio: La Negación del Claroscuro y el Nacimiento de los Cuerpos Compoactos, trad. (modificada) Elena Exposito e José Antonio Cascudo Rodríguez, Madrid, Brumaria, 2017 [2ª edição – Livro do autor]
«Amor e morte, arte e olvido: Pensando em Nietzsche, Caravaggio, Jorge Semprún e Primo Levi», ou «Vernichtungslager e Olvido: De Caravaggio a Primo Levi nada está esquecido», em Darío Corbeira, Hugo Coria, Hugo López-Castrillo, Pedro J. Mariblanca e Pablo Posada Varela (orgs.), Olvidar / Forgetting, Madrid, Brumaria, 2018. [Proyecto Memoria Historia Olvido – Brumaria Works]
Vidal, Carlos; Invisualidad de la Pintura: Una Historia de Giotto a Bruce Nauman, Libros 1 y 2, trad. (modificada do original) Elena Exposito García e José Antonio Cascudo Rodríguez, Madrid, Brumaria, 2018. [Livro do autor: Esgotado]
Vidal, Carlos; La Sombra Total: Arte, Amor, Ciencia y Política en Alain Badiou, trad. Cristian de Nápoli, Madrid, Brumaria, 2018. [Livro do autor]
Vidal, Carlos; God and Caravaggio: The Negation of Chiaroscuro and the Invention of Compact Bodies, trad. A. Matilde Sousa[prefácio Felipe Pereda, Harvard University), Madrid, Brumaria, 2020. [Livro do autor]
Vidal, Carlos; As Quatro Invisualidades: De Velázquez a Richard Wagner, Lisboa, Saguão, 2021. [Livro do autor]
«FAUSTO PESSOA MAHLER Veni Creator», em Golgona Anghel, Fernando Guerreiro e Patrícia Martins (orgs.), Central de Poesia IV: O Fausto de Pessoa e outros, Lisboa, Edições Húmus, 2021.
Vidal, Carlos, e Valeri Carvalho (UNIRIO), Ana Mendieta: Una Cartografía Completa entre Arte y Mito, Madrid, Brumaria (Livro no prelo).
«IMÁGENES, MADONNAS E INMACULADAS – Iglesia, dogma y anticlasicismo: de Rafael a Murillo (con Caravaggio)» / «IMAGES, MADONNAS AND IMMACULATES – Church, dogma and anticlassicism: From Rafael to Murillo (with Caravaggio)», em Pedro G. Romero, Luis Montiel, Joaquín Vazquez (orgs, comissários), Aplicación Murillo: Materialismo, Charitas, Populismo [livro-catálogo], Sevilla, ICAS/Ayuntamiento de Sevilla. [MURILLO SEVILLA 400 AÑOS]
«Vida singular y esfuerzo de construcción laica del infinito (o el acontecimiento laico)», Revista Acontecimiento 3, agosto, Lima (Peru). [no prelo]
«Caravaggio as an Event: How to use Badiou’s Categories in Painting»
作为事件的卡拉瓦乔:如何在绘画中使用巴迪欧的范畴 [Edição em chinês/mandarim], Research on Marxist Aesthetics [China – no prelo].
«30 000 anos de Desenho: Origens e Século XXI», Contemporânea #6 [tema: DESENHO], Lisboa.